CURSO DE Graduação

Pedagogia

  • Modalidade: Licenciatura
  • Carga Horária: 3.200 horas (conforme Resolução CNE/CP 01/06)
  • Duração do Curso: 4 anos
  • Turno: Noturno
  • E-mail: 0142.luciaelene@cnec.br

O Curso de Pedagogia da CNEC Capivari visa formar graduados para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
O curso possui profissionais altamente gabaritados, mestres e doutores, em sua grande maioria, com excelente conhecimento teórico e experiência na educação básica o que enriquece a interação professor/aluno.


Programa do Curso

 

Período Componentes Curriculares Teoria Prática Total
Literatura Infanto Juvenil 60 60
Educação Infantil 60 60
Fundamentos da Educação: Abordagem Filosófica 60 60
Tecnologias de Informação e Comunicação 60 60
Leitura e Interpretação de Texto (EAD) 60 60
Subtotal 300 0 300
Atividades Complementares I (Integral. conforme Regulamento) 20 20
Prática e Pesquisa Pedagógica I(Integral. conforme Regulamento) 40 40
Projetos Integradores I (Integral. conforme Regulamento) 40 40
Total 300 20 320
Epistemologia 60 60
Gestão de Ambientes de Aprendizagem 60 60
Fundamentos da Educação: Abordagem Histórica 60 60
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 60 60
Metodologia e Pesquisa Científica (EAD) 60 60
Subtotal 300 0 300
Atividades Complementares II (Integral. Conforme Regulamento) 20 20
Prática e Pesquisa Pedagógica II(Integral. Conforme Regulamento) 40 40
Projetos Integradores II (Integral. Conforme Regulamento) 40 40
Total 300 20 320
Teorias da Aprendizagem 60 60
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte 60 60
Fundamentos da Educação: Abordagem Sociológica 60 60
Didática: Fundamentos da Prática Docente 60 60
Responsabilidade Social e Ambiental (EAD) 60 60
Subtotal 300 0 300
Atividades Complementares III (Integral. Conforme Regulamento) 20 20
Prática e Pesquisa Pedagógica III(Integral. Conforme Regulamento) 50 50
Projetos Integradores III (Integral. Conforme Regulamento) 40 40
Total 300 70 370
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 60 60
Alfabetização e Letramento 60 60
Matemática 60 60
Política e Legislação da Educação Básica 60 60
Liderança e Tomada de Decisão (EAD) 60 60
Subtotal 300 0 300
Atividades Complementares IV (Integral. Conforme Regulamento) 20 20
Prática e Pesquisa Pedagógica IV (Integral. Conforme Regulamento) 50 50
Projetos Integradores IV (Integral. Conforme Regulamento) 40 40
Total 300 70 370
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática 60 60
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências 60 60
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia 60 60
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 60 60
Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional (EAD) 60 60
Subtotal 300 0 300
Atividades Complementares V (Integral. Conforme Regulamento) 20 20
Prática e Pesquisa Pedagógica V (Integral. conforme Regulamento) 50 50
Projetos Integradores V (Integral. conforme Regulamento) 40 40
Total 300 70 370
Fundamentos e Metodologia da Educação Física 60 60
Fundamentos e Metodologia do Ensino da História 60 60
Planejamento Educacional 60 60
Pesquisa em Educação 60 60
Avaliação Educacional 60 60
Subtotal 300 0 300
Prática e Pesquisa Pedagógica VI (Integral. conforme Regulamento) 50 50
Estágio Supervisionado I (Educação Infantil) 100 100
Projetos Integradores VI (Integral. conforme Regulamento) 50 50
Total 300 150 450
Educação de Jovens e Adultos 60 60
Currículo e Práticas Culturais 60 60
Organização e Gestão Escolar 60 60
Pedagogia em Espaços não Escolares 60 60
Cultura e Artes 60 60
Subtotal 300 0 300
Estágio Supervisionado II (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) 100 100
TCC I – Pré-projeto (Integral. conforme Regulamento) 60 60
Projetos Integradores VII (Integral. conforme Regulamento) 50 50
Total 300 160 460
Psicopedagogia 60 60
Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira e Indígena 60 60
Educação inclusiva 60 60
Relações Interpessoais no Ambiente Escolar 60 60
Optativa 60 60
Subtotal 300 0 300
Estágio Supervisionado III (Gestão da Educação Básica e Espaço não escolar) 100 100
TCC II – Projeto (Integral. conforme Regulamento) 60 60
Projetos Integradores VIII (Integral. conforme Regulamento) 50 50
Total 300 160 460

 

Resumo
(%) Componentes Tipo Teoria Prática Total
100,0% Total 2400 800 3200
65,6% Disciplinas Presenciais DPR 2100 0 2100
9,4% Disciplinas Semipresenciais DSP 300 0 300
3,1% Atividades Complementares AC 0 100 100
9,4% Estágio ES 0 300 300
3,8% Trabalho de Conclusão de Curso TCC 0 120 120
8,8% Práticas Pedagógicas PP 0 280 280

 

 

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS
Disciplinas Teoria Prática Total
Leitura e Produção de Texto 60 60
Linguagem Corporal 60 60
Educação e Família 60 60

Corpo Docente

PROFESSORES TITULAÇÃO Data Admissão CURRÍCULO LATTES
Alessandra Rodrigues Garcia

 

Licenciatura em Ciências

Mestre em Educação

 

 

04/06/2005

 

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências
André Aparecido Garcia

 

Graduação em Pedagogia

Graduação em Letras

Especialização em teoria e crítica literária

Mestrado em Educação

Doutorado em andamento em Doutorado em Educação

 

01/03/2016

Literatura Infanto-Juvenil
Audrey Ludmilla do Nascimento Miasso

 

Graduação em Letras Licenciatura

Especialização em Literatura

Mestrado em andamento em Estudos de Literatura

 

 

01/03/2016

 

Literatura Infanto-Juvenil
 
Elizaete da Costa Arona Graduada em Fonoaudiologia/Graduação em Música

Especialização em Libras/ Especialização em Direito Sanitário/Especialização em Audilogia/ Especialização em Voz

Mestre em Educação

 

 

 

 

 

01/08/2006

Metodologia e Pesquisa Científica

 

Alfabetização e Letramento

Ivan Gimenes de Lima Licenciado em Educação Física

Especialização em Educação Física Escolar

Mestrado em Educação Física

 

01/02/2012

Educação de Jovens e Adultos

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Educação Física II

Lídia Inês Pagotto Piovesani Graduada em Educação Artística

Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior

 

02/02/2001

Educação Infantil

Estágio Supervisionado

NDE

Marcelo Martins Rezende Graduação em Filosofia

Graduação em Ciências

Especialização em Gestão Escolar

Mestrado em Educação

Doutorado em andamento em Educação

 

01/03/2016

Filosofia da Educação
Mariana Bortolazzo Graduada em Pedagogia (Licenciatura)

Mestre em Educação

Doutoranda em Educação

 

04/06/2014

Currículo e Práticas Culturais

Didática II

Didática III

Patrícia Casagrande Malaguetta Licenciada em Matemática

Mestrado em Matemática Universitária

 

04/08/2012

Dificuldades de Aprendizagem da Matemática

Estágio Supervisionado

Fundamentos e Metodologia do ensino da Matemática

Rejane Armelin Stefano Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática/ Graduada em Pedagogia (Licenciatura)

Especialista em Gestão Educacional

 

 

01/02/2006

NDE

Política e Legislação da Educação Básica I

Apoio Pedagógico na Educação Básica e Ensino Profissionalizante

 
Thiago Borges de Aguiar Graduado em Pedagogia (Licenciatura)

Doutor em Educação

Pós-Doutor em Educação

 

04/08/2014

Fundamentos da Educação – Abordagem Filosófica

Sociologia

Tecnologia da Informação

Thiago Tavares de Souza Bacharel e Licenciado em Geografia

Especialização em Gestão Escolar

Mestre em Geografia

 

04/08/2013

Fundamentos e Metodologia do Ensino de História

Tecnologias de Informação e Comunicação

Requisitos

Para acesso ao curso o candidato deve:
Ter concluído o Ensino Médio
Submeter-se ao Processo Seletivo da Instituição e nota obtida no ENEM

Aguarde...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *