Memorial do Professor Felipe Tiago Gomes

memorial1

Memorial em homenagem ao fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, Professor Felipe Tiago Gomes

 

Com intenção de preservar a memória de quem tanto contribuiu para a Educação comunitária de qualidade no nosso País, foi inaugurado, no dia 16 de janeiro de 2011, o Memorial Dr. Felipe Tiago Gomes, em homenagem ao fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).

Localizado no centro de Picuí/PB, na casa onde o professor Felipe Tiago Gomes passou sua infância e parte de sua vida, o memorial foi criado por iniciativa de um sobrinho do fundador, Valdemiro Severiano de Maria, conhecido como Dr. Miro, o atual responsável pelo local.

Dr. Miro afirma que várias ações se concretizaram por sua iniciativa, em busca do resgate e preservação da história de seu tio. “Reafirmo a necessidade de reavivamento diário da história desse nobre picuiense, que tanto fez pelo seu Picuí, pela Paraíba e pelo Brasil”, enfatiza Dr. Miro.

Como exemplo de ações importantes, ele cita o plebiscito para ida dos restos mortais do Fundador da CNEC para Picuí, acompanhado do respectivo translado, além da realização do concurso de monografias sobre a vida e obra do professor, dentre outros.

O memorial se originou de recursos exclusivamente privados, que incluem desde a confecção das réplicas das homenagens recebidas para compor o acervo ao local onde foi instalado. Para que o projeto fosse possível, houve colaboração de amigos sensíveis à causa, assim como cenecistas auxiliados pela comunidade e autoridades de Picuí.

Em menos de três anos, o memorial teve apoio determinante da Prefeitura Municipal de Picuí, das Rádios Cenecista e Sisal, da TV MASTER, do Correio da Paraíba, da Câmara Municipal de Picuí, da Igreja Católica, da CNEC da Paraíba, da Escola Estadual Professor Lordão e do Instituto Divino Espírito Santo (IDES).

Houve apoio também do Instituto Federal de Educação (IFPB), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, da Secretaria de Educação do município, além de outras escolas e outros meios de comunicação da região da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

No memorial estão expostas todas as homenagens feitas em vida ao professor Felipe Tiago Gomes, como fotos, títulos de cidadania, medalhas, objetos pessoais, frases filosóficas, entre outros. O local é reconhecido na cidade picuiense e em todo o Estado da Paraíba.memorialeditado

Também em Picuí está situado o Memorial Estátua Dr. Felipe, de oito metros de altura, localizada no morro da antiga caixa d’água, em frente ao antigo complexo cenecista, hoje pertencente ao município picuiense.

Na estátua estão resguardados os restos mortais do saudoso Professor Felipe Tiago Gomes e da sua irmã Maria Alexandrina Gomes. A obra foi realizada pela Administração Municipal de Picuí, sendo hoje um grande ponto turístico do município.

Para mais informações e contato:

Endereço: Rua 24 de novembro, Centro, Picuí - Paraíba.
E-mail: valdemiro59@hotmail.com

Assessoria de Marketing Mantenedora


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *